12 Boas Razões para praticar Dança do Ventre
- Bárbara Başarı
- Oct 17, 2020
- 3 min read
Quem quer fazer uma atividade física, não gosta de ginásios e prefere algo mais criativo, mais dinâmico, acaba por escolher DANÇAR...
Na nossa sociedade, há mais mulheres dispostas a dar um pezinho de dança pensando também na possibilidade de ter um tempinho só para elas…. E o quanto é necessário as mulheres terem um tempinho SÓ para si… para olharem para si efetivamente… para cuidarem de si… sem pensarem no trabalho, na roupa, nos filhos, na casa, no marido…
Para quem quer experimentar: esteja só preparada, porque a pessoa que é hoje não será a mesma no futuro. Isso eu garanto.
A Dança do ventre tem a capacidade de mudar a perceção que tem sobre si, embora eu saiba que hoje, não conhece, ainda, a viagem que está prestes a iniciar. Eu também não sabia! A dança muda vidas sem dúvida alguma, pois mudou a minha. Cada uma tem a sua viagem… mas acreditem ninguém passa impune a tal experiência, ela é única. Ao iniciarem cada uma com os seus objetivos, seja pela Shakira, ou pelos tempos áureos da Jade que marcou gerações, ou até porque a amiga aconselhou, ou porque leu as mais valias desta dança ou porque esta a ler este texto... cada uma tem as suas motivações… para mim, todas válidas até costumo dizer que venham mais Jades, e mais Shakiras… pois promovem de alguma forma esta dança milenar e depois cabe a cada uma de nós (professoras) fazermos, entre portas, a formação e as clarificações que consideramos necessárias e pertinentes.
Para quem pouco sabe ou nada do impacto desta dança no corpo e pensa que é só abanar a anca, está muito enganada. Costumo fazer a comparação, que no início é como fazer ginástica localizada, pois cada movimento apela à coordenação e trabalho específico de determinados músculos, já que a dissociação corporal acaba por ser uma das imagens de marca desta dança, sobretudo para quem vê.
Ao longo do tempo, o corpo sente o impacto desse trabalho, ganha-se massa muscular e o corpinho fica tonificado. Tudo isto enquanto se aprende e se dança… não é maravilhoso?! Dependendo da intensidade, a dança pode queimar até 300 calorias por hora.
É notório, que a mulher melhora a autoestima e até combate a depressão. Diminuindo, assim o estado de ansiedade e de stress.
Contudo, as razões para se fazer dança do ventre não ficam por aqui. Para mim é uma dança completa. Muitos dos movimentos ancestrais têm uma preponderância a trabalhar-se o ventre, anca e por consequência glúteos, coxas…. etc,
No entanto, esta dança, ao longo do tempo, teve influências de outros estilos de dança (como por exemplo do ballet). Ao se expandir o reportório técnico foi-se alargando consequentemente o trabalho de outras partes do corpo. Desta forma, algumas das mais valias são: o melhoramento substancialmente da flexibilidade e da força, além de auxiliar a circulação sanguínea, sendo um excelente exercício cardiovascular. Com tudo isto, acabamos por estimular a movimentação de fluídos pelo corpo, lubrificando cartilagens e articulações.
Outra grande razão é que não conheço nenhuma atividade, que me lembro assim de repente, que promova a saúde feminina, como a dança do ventre. Posso mencionar especialmente, todos os movimentos ondulatórios, muito benéficos para o corpo da mulher, que age como uma “massagem” nos órgãos internos, ameniza as cólicas menstruais e sintomas da TPM (Tensão Pré-Menstrual) , bem como obstipação intestinal e, até mesmo, preparando o corpo para a gravidez e as dores do parto.
Além disso, aumenta a irrigação sanguínea na região pélvica, garantindo maior prazer sexual e trabalha a região do períneo, prevenindo as disfunções urinárias.
A dança do ventre é um trabalho minucioso, e ajuda à memorização, eu sou um exemplo disso…era muito difícil decorar as coreografias de aula…. Passado 1 ano de ter iniciado esta aventura, nada era como antes… e foi algo que senti impacto em mim...
E a criatividade?! Essa também não fica de fora…. Nesta dança milenar a criatividade, é incentivada a cada momento, através, por exemplo, da improvisação, onde o estimulo e a valorização da espontaneidade artística e da comunicação de cada uma é uma tónica.
E para finalizar, bem podia ter começado por esta razão: qual é a dança que pode e é valorizada para ser Praticada em QUALQUER idade e para TODO o tipo de corpo? Que me recordo, e através de uma busca rápida no YouTube, conseguem ver que a dança do ventre é praticada em qualquer idade, com todo o tipo de corpos… Felizmente, essa democratização estética é, sem dúvida, uma mais valia, pois no final das contas, promover o bem estar físico e mental é um bem para a humanidade.
Ficou surpreendida? Partilhe comigo...
Beijinhos dançantes e empoderados

Comments