top of page
Search

A Palavra que faz sentido... Paciência...


Paciência a palavra que ecoa na minha mente e me orienta na gestão das minhas emoções...


Normalmente no final do ano fazemos o balanço e até atribuímos uma palavra-chave. Pois bem podem chamar-me de apressada, mas eu já defini a palavra deste ano.


Ainda não tinha escrito sobre ela, mas com o meu núcleo mais próximo tenho partilhado que para mim este é o ano para trabalhar a paciência. E como o feedback tem sido nesse sentido, decidi partilhar aqui com vocês, pois muitas pessoas me têm dito que realmente, é essa a palavra.


Atenção, a palavra não é dita da mesma forma que dizemos a expressão “Haja paciência”...

Esta paciência está muito ligada ao saber esperar, ao saber acreditar em algo que ainda não vimos…. Há quem chame de fé, outros esperança, outros otimismo… mas eu chamo de paciência dita até com doçura...


Uma sugestão: Bora lá revestir esta palavra…. Eu decidi revestir com:

- Paciência de saber esperar a hora certa, o jeito certo daquilo que a gente está buscando se apresentar no nosso caminho cumprindo hoje uma etapa daquilo que buscamos,

- Paciência que é confiar na sabedoria do tempo que prepara a gente para aquilo que a gente está buscando,

- Paciência connosco e com os outros…


Este até pode ser chamado o ano 0. Fazer um (re)star… e avaliar, aprender, treinar, e aí aplicarmos a paciência, revestida de perseverança, resiliência…


Não é fácil...bem sei… até porque estamos habituados a viver a mil à hora, irmos aqui e ali, planearmos esta e aquela viagem somente com a preocupação de desfrutarmos dos momentos… A andarmos a planear a próxima coreografia, próxima apresentação, próximo festival… e como se costuma hoje ouvir “éramos felizes e não sabíamos”.


Outra das coisas que tenho falado, mesmo lá em Março, é que esta situação não é uma prova de velocidade, mas de resistência, sobretudo mental.

Para mim, o segredo é viver… com as oportunidades que hoje temos… ver as possibilidades, ver o “copo meio cheio” pois daqui a nada vai ser diferente, para melhor, tenho essa convicção…


Enquanto isso trabalhe esta linda virtude que nos faz crescer. Deixo algumas dicas: focar nas soluções que estão ao nosso acalce, focar as diferentes fases do(s) nosso(s) objetivo(s), que cruzar os braços não é opção, que é necessário respirar profundamente como se fosse a única coisa que fosse preciso ser realizado nesse momento, que os desafios são vencidos com paciência, valorizar cada momento (cada sorriso dos filhos/cada gesto e palavra de gentileza), valorizar tudo que até agora foi conquistado e lembre-se com alegria,que cada desafio tem um bem maior


E para você qual é a sua palavra?!




Beijinhos empoderados de paciência e sabedoria



 
 
 

コメント


bottom of page