top of page
Search

A Sinfonia da Vida: Enriquecendo em Todas as Áreas

Já sentiste que a vida pode ser como uma sinfonia, e cada área uma nota musical, que contribui para a harmonia geral? Quando buscas o enriquecimento em todas as áreas da vida, estás afinar cada uma dessas notas, permitindo que a melodia da tua existência ressoe com beleza e equilíbrio.

Atenção, enriquecer é uma sensação interna nada tem a haver com o dinheiro. A evolução passa por uma ampliação continua da consciência, um melhor entendimento de ti, do meio onde vives, da tua história e também da interação com os outros. Para tal, é necessário abrir os grandes e diferentes caminhos, para isso precisas de saber onde estás.


TRÊS níveis IMPORTANTES para ficar rica/o, mais poderoso, mais dona/o de ti mesma/o:


1º Nível Pessoal - aprender a cuidar de ti mesma/o, amares, saber dares-te as necessidades básicas, e encontrares caminhos de prazer na vida, saberes como seguir de uma forma prazeirosa. É contigo mesma/o. Não te esqueças, enquanto adulto és responsável por ti. Ahhhh!!! deves estar a dizer: então eu sou culpada/o por tudo na minha vida? Digo, se quiseres fazer magia na tua vida, tens que te livrar dessa culpa, ela não te serve para nada, não nos faz evoluir, mas enquanto adultos nós temos a RESPONSABILIDADE pela nossa vida. Quando nós assumimos a nossa responsabilidade ganhamos um poder sem igual.


Se a responsabilidade é minha, eu tenho a capacidade de fazer mudanças, tudo o que acontece comigo posso pesquisar para ver, internamente, onde está o meu grau de responsabilidade nisso. A hora que eu descubro, eu ganho poder de fazer as mudanças naquilo que eu posso fazer . O meu jeito de pensar, agir, sentir… que fase eu estou na vida. Que fase deveria de estar? Esse é o poder mágico, não está em algo ou alguém, mas sim em ti, que conduzes tua vida.


Bem, mas hoje tu és adulto, tu deves de agarrar a tua vida, deixa de responsabilizar os outros, hoje tu mandas na tua vida. Tu tens o poder. O poder pessoal está em ti, deves começar a libertar-te dessa ‘montanha de lixo emocional’ que te amarra a um papel de vítima, de determinada situação. Não quer dizer que não foste, mas isso foi quando eras uma criança indefesa. Hoje, é hoje, tu és muito mais do que isso.


Não estejas à espera de um super-herói, tu és o teu super-herói ou heroína da tua vida. Está no teu poder encarar e fazer o que precisa de ser feito.


2º Nível Familiar - tanto as relações com a família de origem como com a família construída por ti, pai, mãe, marido, ex-marido, filhos, irmãos, tu tens 50% de poder sobre essas relações. Atenção num relacionamento entre adultos deves ter em conta que; não adianta querer ter uma boa relação com a pessoa X se a pessoa X não quer ter uma boa relação contigo, ou simplesmente nem sabe construir boas relações. Porque para dançar o tango são precisas duas pessoas.

Para já, fica ciente o primeiro grande poder que tens e começa por este: PESSOAL, para te libertares das tuas amarras, que já falei em texto anterior.

Isso é claro em relação à tua vida, se na tua vida a dança faz parte e senão estás a concretizar esses objetivos então temos que olhar para dentro.

Como não és omnipotente não podes ser culpado de tudo. Portanto, nessa complexidade é necessário saberes dirigir estas relações, como saber fazer diferente e saudável. Por vezes é necessário distanciarmo-nos para saber conviver com elas e tomar cuidado com as dinâmicas pouco saudáveis que, por vezes, carregas. Porque tudo aquilo que não nos faz bem necessita de uma aprendizagem nossa, para saber gerir e para saber criar uma distância, sobretudo da família de origem, porque essa não é “escolhida” por nós.

Lembra-te, se nessas dinâmicas pouco saudáveis estão a passar por alguma das fases que falei na semana passada. Vê se te estás a sacrificar a construção da tua identidade autêntica. Será que estás a desistir disso só para agradar o outro, a família?

Se deixamos as nossas relações familiares influenciarem na nossa dança que é o nosso hobbie que nos traz tantas coisas boas, então temos que ver e saber equilibrar, e claro temos que aprender a colocar limites. Com o eu, o tu e o nós.

3º Nível Mundo fora da família – observa se, de repente, já não estás na hora da mudança de fase? Aquele trabalho? Até de profissão. De objetivos de vida. Porque quando tu tens que formular sempre novos objetivos, porque tu estás sempre a avançar. A vida está sempre a evoluir.

Quando tu começas a ter uma noção maior de como a vida funciona,algumas situações deixam de ser uma barreira, aquilo que tu acreditas que é um muro intransponível passa a ser uma ponte para seguires para o próximo nível. Porque é que tu não segues, mesmo que o lugar onde estás não te serve mais? Porque estas com medo do desconhecido.


Continuo a dizer, está no teu poder pegar nesses tijolos, cimento, para fazer o muro ou para fazeres a ponte? Tu és o engenheiro da tua vida. Tu já tens o material é preciso arquitetar e colocar em pratica para fazer a obra. Tudo depende como vais interpretar o que te aparece.


O que é tu vais fazer em relação a tudo isso?

Diz-me qual é o muro que tens hoje?


Quando tu começas a ter uma noção maior de como a vida funciona, algumas situações deixam de ser uma barreira, aquilo que tu acreditas que é um muro intransponível passa a ser uma ponte para seguires para o próximo nível.

Porque é que tu não segues, mesmo que o lugar onde estás não te serve mais? Porque estas com medo do desconhecido.


Estou à tua espera….


Marca a tua sessão


Começa esta fabulosa viagem



☝️Fala Comigo Link☝️

Juntas na busca da TUA liberdade!




 
 
 

Comments


bottom of page