Afinal qual usar? Qual é a mais adequada: Dança do Ventre, Dança Oriental, Dança Árabe, Bellydance?
- Bárbara Başarı
- May 24, 2020
- 5 min read
Updated: Jun 14, 2020
Vou partilhar com vocês a minha visão sobre estas terminologias e qual, é que acabei por utilizar. Embora utilizando qualquer uma das outras tem uma explicação lógica. Atenção, a intenção não é abordar a origem e como surgiu, mas sim suscitar uma reflexão sobre qual terminologia que melhor representa e exprime esta cultura. Let´s Go.!!!
Há algum tempo, que ouço/leio reflexões sobre as designações e não sei se você já pensou muito sobre qual a nomenclatura a usar: dança do ventre, dança oriental, dança árabe e bellydance etc Cada um/a escolhe a designação, que faz mais sentido para si, sem que, até agora, haja um consenso na terminologia a usar pela comunidade. (Penso eu, porque as quatro acabam por ser utilizadas, embora nos últimos tempos Dança Oriental acabou por ser amplamente adotada. )
Por um lado acredito que seja, porque algumas designações estão “institucionalizadas” na mente, nomeadamente no grande público, que é o consumidor e contratante, e aí é mais fácil comunicar e só depois tenta-se, quando há oportunidade, de se subir para o próximo “patamar”, que será um compromisso pessoal de cada bailarina/o fazer essa consciencialização/formação/sensibilização, nesse sentido, para o modo que quer ser considerado/a. Mas não podemos querer mudar o exterior, quando, talvez a própria comunidade, tem que ela própria, talvez, tomar a iniciativa (obviamente se fizer sentido para cada um/a). Claro que, nesta Comunidade estou a inserir aquelas/es, que dançam, independente do “grau profissional”, porque dançar em público já implica que estejamos a ser embaixadores/as, desta arte.
Esta questão surgiu-me logo ao realizar o primeiro trabalho no curso da APDV, que foi sobre a História desta Dança. Até aí já tinha ouvido algumas reflexões, já que começou a ser muito mais usado o termo Dança Oriental, nessa altura, que me lembre. (É que podemos mudar o cenário, mas o lado da investigação continua no meu ADN, talvez por isso está questão acabou por “roubar” a minha atenção… não sei se faz sentido para você)
Mas as questões pairavam: afinal qual é a designação mais apropriada? Qual delas é que melhor traduz esta arte? Sem que caia em desprimor. Óbvio que algumas/alguns estarão a dizer fácil: Raqs Sharqi. Concordo, mas pensem comigo pode trazer uma outra questão: a vergonha de utilizar um termo, que não é pronunciado na nossa língua materna e que mal pronunciado também não abona a nossa favor… até porque sabemos que há palavras mal ditas em outra língua, que podem ganhar outro significado (não quer dizer que seja o caso, atenção). Portanto o foco seria arranjar uma alternativa e que englobasse as diferentes preocupações.
Não estou aqui para dizer o que é certo e o que é errado…não tenho de todo esta presunção. Só quero, genuinamente, partilhar com vocês o meu ponto de vista e a minha lógica de pensamento… até porque algumas/alguns provavelmente se questionaram, o porquê de no Blog aparece Dança Árabe em vez de outra designação. Aqui vai a partilha e, pela primeira vez que falo sobre isto… porque até aqui fui ouvinte muito atenta… e preferi pensar e amadurecer argumentos.
Na busca da resposta: afinal qual é a designação mais apropriada? Até então preferi usar Dança Oriental, mas houve um diálogo em que as palavras fizeram eco na minha mente, quando me disseram, “mas porquê oriental”? Aí percebi que a pessoa associou aos países do Extremo Oriente. Ora bem, realmente alguns dos países que são mencionados, quando se aborda a história da dança estão situados no Médio Oriente. Mas considerando, por exemplo que Marrocos está no Norte de África e o considerado berço deste dança, o Egito, está localizado entre o nordeste da África e uma pequeníssima área está localizada no sudoeste da Asiático, levou-me ainda mais a questionar se chamar de Dança Oriental seria o mais acertado. E aí voltei à estaca zero, ou seja, tinha ficado sem designação. ahahaha
Além disso, fui pesquisar sobre os países que fazem parte do Médio Oriente e as fontes sendo elas diversas nem sempre inclui o Egito :O (mapas em anexos), mas mesmo assim muitos países ficam de fora …


Mas abandonando Oriental… foquei-me, entre as minhas pesquisas, na Liga Árabe (não é desporto ahahah), mas saberás, aqui só para relembrar que é o nome para designar a Liga de Estados Árabes, uma organização constituída atualmente por 22 (Mapa) fundada em 1945 no Egito, com a finalidade de consolidar e coordenar os laços económicos, políticos, sociais e culturais.


Se formos observar o mapa parece-me muito mais inclusivo dos países de cultura árabe, estando ou em África ou no Médio Oriente. Ainda temos outro exemplo, o Arab Idol sim o famoso programa musical, embora seja gravado no Líbano, adotaram este nome, porque são concorrentes de todo o mundo árabe e até ao momento contam com vencedores/as, desde do Egito, à Líbia, passando por Marrocos, Síria e até da Cisjordânia; para não falar aqui nas nacionalidades dos/as concorrentes, já que seria necessário mais linhas. Ou seja, por entre pesquisas parece-me que Árabe é a palavra que adotam os demais e que acaba por ser a que mais se sentem representados e este facto parece-me muito importante ou seja, é no fundo o foco da minha busca. Em suma, para mim, Oriental tem uma conotação geográfica, enquanto que o árabe acaba por ser uma designação por aproximação social/cultural. Guardem esta palavra ÁRABE.
Quanto à terminologia da “dança do ventre”, como já é absorvido por muitas/os bailarinas/os e professoras/es, o debate sobre esta designação, já não faz tanto sentido, porque a comunidade, penso eu, é da opinião concordante que é um termo limitante, porque enfatiza o ventre, quando na realidade esta dança tem um manancial técnico, digamos assim, dos “pés à cabeça”. E bellydance também é no mesmo sentido, só que é o termo em inglês que “comunica com meio mundo”e associa-se à trupe profissional Bellydance Superstars.
Voltando à Dança Oriental. No entanto, no meio deste meu fogo cruzado mental (é por isso que ir a festivais, bem aproveitados podem constituir uma experiência fantástica, reforço aqui) eis que numa bela conversa informal com a bailarina Brasileira Esmeralda Colabone tudo fez ainda mais sentido para mim. Interpelada por Vânia Cezário sobre a terminologia, Esmeralda na sua franqueza e sensibilidade, de quem já dançou e fez carreira em países árabes, dizia que a designação que, para ela, é mais adequada e que ela utiliza é Dança Árabe, porque remete-nos para o universo da cultura Árabe englobando os diferentes países. E, se pensarmos bem, desta forma temos englobada as diferentes particularidades e absorvemos os países, que constituem a “pirâmide” da dança de cultura árabe. Sem esquecer que eles próprios, os árabes, escolhem esta palavra para designar o que os une, o exemplo acima referido Liga Árabe ou Arab Idol.
No entanto, para salvaguardar, algumas opções tenho que dizer: há momentos em que utilizo publicamente outras designações como Dança Oriental ou Dança do Ventre, dependendo do público a quem quero comunicar. Pois acredito que primeiro aproxima-se depois “comunicamos/sensibilizamos/formamos”.
Para rematar: uma das razões que gosto de estudar/reflectir, é porque pensamos sobre as coisas, pesquisamos e não podemos esquecer que é uma cultura equidistante, logo devemos de a estudar/reflectir, porque afinal é uma cultura que estamos a “adotar”, estamos apropriar….
E vocês qual a designação que faz mais sentido para você ? Porquê?
Beijinhos Dançantes e empoderados cheioooo de estudo :D

Aahahaha ainda bem era mesmo esse o objetivo 😍😍: suscitar a reflexão... :D Minha querida muito obrigada pela tua partilha 😍😍 beijinhos
Deixaste me a pensar! Já tinha ouvido, porquê oriental? Se não tem nada de oriental em termos geográficos... mas como sempre me foi incutido para Dança Oriental e foi a ligação que criei com esta arte não me debrocei muito sobre o assunto dado que os nomes querem todos dizer o mesmo... no entanto com este teu fantástico texto acaba por fazer mais sentido a Dança árabe... a nível de dança do ventre também me sempre foi instruído que era errado porque era tipo "Dança de prostituição" no entanto quando fui crescendo e vendo todo mundo falar dança do ventre percebi que não seria um termo muito certo simplesmente pelo que disseste porque acaba por levar mais para que a…