As nossas escolhas decidem o nosso presente e projetam o nosso futuro
- Bárbara Başarı
- Oct 9, 2022
- 2 min read
Como disse Pablo Neruda:
"Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências".
E eu pergunto: Será que nós sabemos escolher ou apenas achamos que sabemos? Porque é que continuas a preferir estar nesse lugar?
Aí tu podes me dizer: Mas, não depende só de mim, as pessoas são maldosas e volta e meia tentam me enganar! Ou a mais sincera: não estou pronto/a para as mudanças!E aí tudo bem, mas já sabes que há uma alternativa, para além do continuar a ser vítima de ti mesma/o, continuares a reclamar, etc…
Eu sempre recebo mensagens que começam da mesma forma: Eu fui vítima daquele familiar, eu fui enganado(a), fui traído(a), eu tenho esta doença, eu sou vítima das circunstâncias…. Quando leio estas mensagens acabo por ter muita empatia pelas pessoas. No entanto, hoje eu sei também o quanto um processo terapêutico pode ajudar a atenuar e/ou a superar algum desses problemas.
E eu compreendo, que muitas vezes as deceções vêm sempre de onde menos esperamos, de quem mais confiamos ou até de quem amamos (até porque é para estas pessoas que abrimos a nossa defesa).
Aí eu me pergunto: Até quando vais preferir estar nesse lugar,com pena de ti mesmo(a)? Até quando vais aceitar esse rótulo de vítima? De sentimento de pena, sem agir?
As pessoas que chegam até mimpara terapia deixaram de utilizar este termo "vítima", porque perceberam uma coisa, a vítima nunca é protagonista...Dói, mas é verdade.
Os golpes, as mentiras, os abusos, quase sempre, chegam disfarçados de oportunidades e, se nós não soubermos diferenciar, se não tivermos a nossa perceção treinada o que acontece? Tornamo-nos vítimas.
Por outro lado, quando damos espaço para o que muitos chamam de intuição e que eu defino como acuidade sensorial ou perceção treinada, quando aprendemos a deixar a emoção em segundo plano e somos treinados a ver a realidade, de facto a vida muda completamente!
Novas oportunidades começam a surgir, pessoas de bem começam a aproximar-se de nós e tudo fica mais leve...
É um novo mundo que se abre, é como se tu atravesses por uma porta e passasses a ver tudo de forma mais clara e simples, com outras lentes!
Eu resolvi escrever esta mensagem exatamente para te convidar a atravessar essa porta e para escolheres ser protagonista da tua história. Eu sei que não é fácil, mas eu sei o quanto é libertador.
Se tu estás aqui, no meu blog a ler os meus textos e se me segues nas redes sociais, significa que este conhecimento já despertou o teu interesse, agora cabe a ti DECIDIR, aprofundar,ou ser apenas mais um curioso/a... Cabe a ti dar o próximo passo e abraçar a oportunidade de conhecer uma estrada diferente para ver uma nova realidade.
Talvez tu já saibas sobre o processo terapêutico. Não há desculpas, pois ele é possível de ser aplicado 100% online.
Qual é o preço que queres pagar para permanecer no mesmo lugar? Parece-me alto demais.
Onde tu queres estar daqui a alguns meses? Como Protagonista ou coadjuvante da tua própria história?
Decide já e não percas mais tempo e dá o próximo passo e fazer parte deste processo transformador, já sabes o que fazer.
Contacta-me neste Link e Marca já o teu diagnóstico:
Um grande beijo transformador
Joana Bárbara


Comments