top of page
Search

Atitude(s) face ao SER

Updated: May 1, 2020


Quando começar a ler tenha a noção, que algumas das vezes você é o Outro e outras vezes você é o Eu. E dentro, deste plano vamos refletir em duas frentes, que as enumerei durante o texto. E bora lá refletir sobre Atitude em prol do seu SER. Não se esqueça,, que mesmo falando no Outro estamos a falar de Si mesma/o.

A primeira parte chamo o poder de dizer NÃO, compreendendo o lugar do outro, que às vezes é o seu lado. Parece confuso, certo? Mas, então leia, a primeira vez colocando-se na posição do Eu e a seguir faça uma leitura colocando-se no lugar do Outro. Isto tudo para dizer, que não há vilões nem moçinhas (protagonistas). Tudo depende do papel, que vamos desempenhar e queremos desempenhar na vida; na Sua Vida. Eu sei, que é complexo quase um exercício de loucura, mas colocarmo-nos no lugar do outro é um exercício de pura doação de Nós mesmas/os a Nós. Sim, você leu bem, quis mesmo dizer isso. Em prol da nossa evolução é bom sabermos colocar nos diferentes papéis.

Vamos tomar como exemplo um pedido que nos fazem. Ou quando fazemos um pedido. O Outro quando nos pede alguma coisa tem na sua mente aquela celebre frase: “O NÃO é garantido, portanto vou tentar. Se a pessoa não quiser me dirá”. Pois bem nem sempre isso acontece, ou seja, nem sempre nos dizem que não querem. E vamos combinar infeliz do outro que pediu, mas que na realidade não sabe bem, o que se passa na cabeça do outro. Bolas que grande confusão. Mas não me abandone continue aí comigo.


Cabe a nós sermos bem explícitos na hora de respondermos, dando ao outro o que estamos prontos a dar ou não, sem discursos dualistas do estilo “vou ver se”, “vou tentar”...e por aí vai... Se por alguma razão vocês não querem, e estão no seu direito, é da vossa responsabilidade serem frontais e sem margem para dúvidas dizerem “Não quero”. Não crie falsas expectativas, saibam dizer NÃO com toda a ternura que diriam o SIM.


Da responsabilidade do outro será a sua reação, que poderá ser com o EGO ou com a ESSÊNCIA… não é responsabilidade sua e essa você não pode controlar. Como já falei a essência é gentil, compreende que não podemos colidir com a liberdade do outro e cada um tem o seu tempo…Você só pode controlar o que vai dizer, e o que vai fazer. Porque se não forem bem explícitas/os da suas vontades, sem rodeios, do outro lado pode entender que poderá precisar só de um estímulo do estilo “Você consegue isso e muito mais”, achando que está a dar um empurrão nas melhores das intenções. (Ou com medo do pedido cair em esquecimento lembra mais uma vez). Mas se o outro não sabe, obviamente que pode tentar mais uma vez, na melhor das intenções… Às vezes, o Outro sabe que temos essa fragilidades e só nos quer impulsionar a vencê-las… e não tanto para satisfazer a sua vontade. Portanto reflita: o que é da SUA responsabilidade e o que é da responsabilidade do OUTRO, porque em todas as histórias cada um tem o seu papel, porque afinal viemos aqui para crescer e interagir e aí é que reside a aprendizagem.


Se o outro der a faceta do seu ego, pressionando, já saindo do campo do estímulo, não aceitando o seu NÃO aí o problema é dele, que ele tem que saber resolver e gerir, já não é nada consigo, como já me responderam, uma vez: “Não aceito essa tua decisão”, foi problema dessa pessoa não é meu o problema, meu seria se não tomasse uma posição de acordo com a minha essência e com aquilo que quero para mim.

Segunda parte da reflexão: Agora pense nos motivos da sua resposta: porque disse que não? Porque não quer? Porque sente vergonha? Porque tem medo do que os outros vão pensar e dizer? Então aí estaremos em outra dimensão da situação em que cabe a si vencer esses medos, especialmente se estiver na vibração, do que os outros vão pensar, que “ridícula/o vou parecer”.


Assim sendo, neste ponto colocaria uma palavra, que gosto especialmente INTENCIONALIDADE e que habitualmente me pergunto no diálogo do EU para EU: que INTENCIONALIDADE está por detrás da minha resposta? Que intencionalidade está por detrás da minha ação?… tenha consciência das suas intencionalidades, porque tudo depende da intencionalidade dos nossos atos. Porque a mesma ação com intencionalidades diferentes ganham “valores” diferentes. E como não sabemos o que vai na alma do outro, esclareça a si mesmo, o porquê desse NÃO ou até mesmo desse SIM… a intencionalidade da sua atitude diz muito de si para si mesma/o… porque nesta dimensão só você tem acesso à realidade, como já disse, nós só damos a conhecer aquilo que queremos, mas é de todo crucial para SI, para o seu SER, para o seu EU, ser honesta/o consigo mesma/o.


Não se esqueça o Outro só está lá para possibilitar o exercício de fazermos diferente e melhorarmos as nossas habilidades sociais “improvement our skills”. É muito importante aprenderem como reagir a algo que vos incomoda e mudarem o rumo da vossa história… porque quando conseguirem vão se sentir um empoderamento, uma felicidade, um bem-estar, que vos vai encher a alma e de orgulho de vocês mesmas/os, e mais uma vez vos digo concentrem-se naquilo que vocês querem… e tenham essa consciência.


Portanto não reclamem do outro, ele só vem colocar a nu, o que vocês têm que aprender e adiar não é e nem nunca será solução…


Beijinhos empoderados :D


50 views6 comments
bottom of page