top of page
Search

Carta da Vida Perfeita: Temos que continuar a sonhar

Updated: Apr 11, 2020

Qual é a mentira que vais contar hoje que pode ser verdade amanhã?

O que tu és capaz? De tudo? O que esta ao teu alcance?


**Hoje é dia 1 de Abril dia das mentiras.


Bem este assunto é muito interessante até porque divergem opiniões. Uns são apelidados de céticos e outros de sonhadores ou até lunáticos. Uns com pés assentes na terra e outros que não tem noção da realidade.

Para mim ambos tem razão. Pensem comigo: e se Freud quisesse inventar a lâmpada, provavelmente não seria bem sucedido, porque não teria conhecimentos para, e se Thompson Edson quisesse ser guia espiritual será que ia iluminar muitas mentes?

O que quero dizer é que nós temos áreas de interesses e conhecimentos diferentes e que podemos atingir determinados objetivos, desejos, sonhos dentro do “nosso campo de talentos” e aí não existem impossíveis... Como dizia Nelson Mandela “Tudo parece impossível até que seja feito”. E qual será o segredo daqueles/as que conseguiram fazer o (im)possível?


Se formos falar com a maioria vão dizer que não foi sorte, mas sim trabalho, foco, estratégia, que as/os levaram até à concretização dos objetivos. Por exemplo, Cristiano Ronaldo iria se rir na nossa cara se lhe disséssemos que foi sorte ele ter sucesso… talvez escolhesse persistência, resiliência, foco e um acreditar nele próprio mais do que qualquer outra pessoa….

E outros nomes não faltam o que dizer da Malala Yousafzai ou até Yusra Mardini refugiada síria que tinha o sonho de ir aos jogos olímpicos, não aconteceu exatamente como ela gostaria e imaginou, mas o sonho dela foi concretizado (vale a pena ler a história).


Voltando à vida ou para outras/os focando na dança…. Afinal o que queres atingir? Qual o teu objetivo? Há quem tenha feito o luto de um ente querido através da dança, quem tenha ganho auto estima, quem tenha feito auto - analise, quem tenha trabalhado ansiedade, o medo, energia … bem já ouvi depoimentos verdadeiramente “surpreendentes”, mudanças em palco que se refletiram em mudanças interiores… quem poderia adivinhar? Talvez para uns fosse impossível de ultrapassar essa dor, essa fragilidade…para outros é invisível essa mudança. Mas afinal o que é importante? Muitas dessas mudanças foram primeiro mudanças sonhadas, idealizadas... para depois serem concretizadas.


Nesse sentido bora lá arrumar as ideias.


Hoje proponho um exercício que pode ter um foco diferente. Pega num lápis (sim lápis e não caneta) e papel. Num ambiente calmo escreve a Carta da Vida de sonho/perfeita, mas no presente do indicativo (Eu sou /Eu tenho/Eu concretizo). Hoje precisamos de sonhar mais do que nunca. Afinal é dia 1 Abril tudo é permitido, além disso também acredito naquela frase “Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade ”, já pensaste nessa frase deste jeito?

Exercício 1 para toda a gente: escreve o que queres para a tua vida em termos de saúde, pessoal, profisisonal, material... etc não há limites.... sonha como uma criança... não te esqueças "todos temos uma criança dentro de nós".


Exercício 2 para quem quer focar em uma coisa só, por exemplo, na dança: O que quero superar/trabalhar? A nível técnico, artísticos... etc

A mim foi o controlo da velocidade….saber respirar…. É que na vida vale a pena saber respirar e saber que tudo tem o seu tempo para acontecer mesmo assim não se pode parar de trabalhar…


Parece um exercício lunático, mas desafio-te a fazeres e a dizeres como se sentiste ao escreveres essa vida perfeita? Acredita o mais importante não é se é verdade ou mentira hoje, o mais importante é a sensação de bem estar. Não podemos esquecer aquela frase “cada vez que o homem sonha o mundo pula e avança”. Se quiseres ler essa tua vida de sonho todos os dias para te dar aquela sensação de bem estar e de paz faz, e cria essa imagem na tua mente dessa vida. No te esqueças agradece a cada instante o que tens e não reclames.

Deixo uma música que eu adoro e proponho o exercício mental de pensarmos as coisas de forma diferente certamente certos acontecimentos teriam outro desfecho.

Beijinhos de esperança e dançantes com muita esperança num futuro que é já hoje


E Se? (Allan Dias Castro / Thiago Corrêa)


E se eu mudasse o mundo a cada rima Será que o futuro também mudaria? E se Einstein fosse lá de Hiroshima A bomba ficaria só na teoria?

E se Dalai Lama fosse Che Guevara Monges barbudos fariam uma revolução E se Che Guevara fosse Dalai Lama Fidel se renderia à meditação

E se Jim Morrison fosse o Bill Gates Faria o próprio site pra lançar seus singles? E se Bill Gates fosse o Jim Morrison Teria uma banda chamada "The Windows"?

E se Bob Marley fosse Jesus Cristo O papa escutaria reggae de joelhos? E se Jesus Cristo fosse Bob Marley

Os seus olhos azuis seriam, então, vermelhos?

Esqueça teorias, monges, bandas, crenças Alá, Sidarta, Clapton ou outro deus qualquer

Pra realmente um dia fazer diferença

E se você fosse apenas quem você é



 
 
 

Comments


bottom of page