top of page
Search

Das palavras à ação E das ideias à concretização


Como surgiu?


No dia 20 maio, apresentei a minha visão sobre o conceito de relação de ensino-aprendizagem. Quem me conhece sabe que gosto de partilhar o que penso. Também sabe que gosto de concretizar e apresentar as minhas ideias de forma prática. Por essa razão, nas semanas seguintes debati algumas ideias em privado e decidi incluir, nesta formação, alguns tópicos que me parecem essenciais.

Destinatários da formação?


É para todos/as que ambicionam sempre agregarem valor ao que já sabem e aprender um pouco mais. Foi pensada para Professoras/es de Dança que, apesar de dominarem a componente técnica, sentem necessidade de aprender mais sobre a componente pedagógica e se preocupam com a evolução do seu próprio desempenho.

Pois…Sabem aquela frase: “só sei o que nada sei”? Eu entendo-a bem! Quanto mais aprendo, mais tenho noção de que há muito mais para aprender. Também sentem isso?



Objetivo do formação?


O meu objetivo é simples: acrescentar valor ao saber que cada um/uma tem, partilhando dicas e ferramentas úteis, independentemente do nível em que se encontram. Vou partilhar com vocês a minha visão e ideias fundamentais que vos quero deixar nesta abordagem. Espero que faça sentido!

Em que consiste?


Nesta formação, de aproximadamente 2h, reuni os fundamentos principais a serem partilhados como pontos de partida. Quem me conhece sabe que sou muito metódica, por isso formação tem diferentes degraus encadeados uns nos outros, onde cada vídeo tem uma mensagem de foco a ser transmita e, quando necessário, apresento slides com explicações áudio, para além de anexos de conteúdos auxiliadores. Para não esquecer também de alguns desafios que deixo em algumas aulas.


Outro patamar é na relação com as alunas na gestão de expectativas e sabendo balancear entre as delas e as vossas nesta relação dialética. E já sabem, muitos dos conteúdos são, ao mesmo tempo, sobre as vossas alunas, mas também sobre vocês. Logo, pensem na vossa relação ensino/aprendizagem e depois na relação que vocês estabelecem com as vossas alunas e com o vosso saber. É importante sermos sempre reflexivos e críticos sobre nós. E já sabem, depois do formação podemos sempre marcar uma conversa, receber feedbacks e sugestões.


Minha formação


A minha formação de base é a Pedagogia. Licenciei-me em Pedagogia na FPCEUP e ali também fiz Mestrado. Trabalhei em diversos projetos de investigação na FPCEUP e na FEUP. E dei formação a jovens e adultos, em diferentes áreas. Mas, a minha grande paixão sempre foi a Dança. Formei-me tecnicamente em Dança Árabe, frequentando o formação profissional da APDV. Dei aulas de Dança Árabe e de Danças Latinas. A experiência mais impactante que tive foi dar formação a pessoas seniores, com objetivos, limitações físicas e exigências diferentes. Digamos que tenho experiência com faixas que vão dos 9 aos 90! Embora o conteúdo seja diferente há preocupações transversais.


Nesta trajetória agreguei conhecimentos técnicos e práticos, com os quais construí cuidadosamente esta formação. Acredito que os conteúdos que vou partilhar são mais-valias que vos permitirão melhorar as vossas aulas e aprimorarem a vossa forma de ensinar. Proponho várias reflexões, mostrando a minha linha raciocínio com base em explicações científicas q.b., mostrando o que penso, porque penso e, ainda apresento sugestões práticas.

Óbvio se és inscrita no meu Blog, como já tinha dito em outras alturas, terás um mimo, pois é uma forma de agradecer e reconhecer o teu apoio incondicional.


Beijinhos dançantes e empoderados de saber


P.S.: Partilho o primeiro video da formação aqui...

 
 
 

Komentáře


bottom of page