Desvendando as Couraças: Como Elas Impactam a tua Dança e a tua Vida?
- Bárbara Başarı
- Sep 2, 2023
- 4 min read
Introdução:
Já ouviste falar sobre couraças? Elas podem ter um impacto profundo na tua dança e na tua vida, como um todo. Vamos explorar o que são, como se formam e como identificá-las, para uma jornada de autodescoberta e transformação.
O Que São Couraças ?
Couraças são bloqueios que se desenvolvem em resposta àsexperiências passadas, até mesmo relativas à fase da infância. Elas são como escudos invisíveis que acumulamos. Embora tenham a intenção de nos proteger, com o tempo, elas podem nos impedir de viver plenamente e de nos conectarmos connosco.
As couraças podem ser: Mental, Emocional e Muscular (Físico).
Mental - crenças, convicções, que regem a tua vida inflexivelmente, ou seja, uma serie de referenciais do que é certo ou errado fazer.
Por exemplo: Amar é isto, o dinheiro é aquilo, pessoas ricas são isto, família tem que ser assim, sexualidade é aquilo e filhos é assim....
Ou seja, uma série de conceitos/ pré conceitos, e referencias inflexíveis. ...Pergunta: são conceitos saudáveis? E as práticas são saudáveis? E como está a tua saúde física?
Elas são assentes em crenças e convicções, que nos podem levar para algo saudável, no entanto, a questão é: quando assim não acontece. Na crença nós defendemo-nos e na convicção atacamos, quando alguém não está no mesmo alinhamento e nem exercitamos compreender o ponto de vista do outro.
E tu, qual é a tua reação? Quantos relacionamentos já quebraste porque existiram discórdias? Cada um quis ficar coma sua posição, não dando espaço ao diálogo e à compreensão? E na dança, quais as convicções que tens? Por exemplo, não danças ‘baladi’porque achas que não é para ti? Mas alguma vez experimentaste?
Emocional – emoções que não foram processadas, ou seja, mesmo sendo adulta ficaste enredada em algo que alguém falou ou até mesmo algo que se passou e que estás presa emocionalmente,naquele momento. Por exemplo, aatenção que gostaríamos ter tido determinado pessoa e não tivemos. Aícomeça um jogo, de chantagem emocional e de culpa, julgamento, tristeza, ou seja,simplesmente as expectativas não foram atendidas.
Muscular (físico) – esta parte é a soma das decisões, que tomas na tua vida e que te trouxesse até aqui. Quantas decisões tomaste e fizeram a tua vida mudar radicalmente? Aque é que tu te distancias ou/e te aproximas? O que te aproxima e o que te afasta? Para onde segues? Ficas? Avanças? Voltas? Como reage o teu corpo diante de tantas coisas? Como é esse equilíbrio do sentir, pensar e agir na tua vida?
Como Se Formam?
Essas couraças, geralmente, formam-secomo uma resposta a momentos de dor. Quando não processamos completamente essas emoções, o nosso corpo cria essas defesas para evitar sentir novamente a dor que experimentamos no passado.
Até aqui parece, que estas couraças são nossas amigas?! Pois, mas sabes aquela dor muscular que não acusa nada nos exames, mas que tu sentes? Ou até mais grave: as doenças que tens vindo a desenvolver, pois o teu corpo já dá alertas que essas defesas te estão a amarrar a algo ou a alguém lá no passado e não te consegues libertar. Essas emoções que não foram processadas, mas estão a ser arrumadas já algum tempo ‘para debaixo do tapete’, mas tu juras que queres uma vida diferente. Essas crenças mentais que te desculpam, da tua inércia porque mesmo doendo, há sempre um bom argumento para não agir de forma diferente.
Por aqui, podes perceber que o mental, físico e muscular (Físico) andam de mãos dadas… que amigas que elas são…. Ahahah!!!Só falta descobrirmos de quem elas são amigas, realmente!!
Queres saber se Tens Couraças?
Faz uma pausa e reflete.
Já sentiste dificuldade em expressar certas emoções? Medos que nem sabes bem justificar?Ou pensas muito em alguma situação que até se passaram na tua infância, e que constantemente vem ao teu pensamento? Ou tu acreditas tanto que um relacionamento tem que ser de determinada forma, mas não és bem sucedida nessa área? Os teus relacionamentos são como um ‘copy past’ do relacionamento dos teus pais?
Identificando as tuas Couraças:
Questiona-te:
Quais são os sentimentos que me fazem resistir ou evitar? Que situações me causam desconforto? Quais são as minhas maiores crenças? Por exemplo, “eu acredito, creio fielmente nisso, e se alguém falar alguma coisa contra”, como é a tua reação?
Presta atenção em como o teu corpo reage a essas emoções. Onde sentes desconforto? Essas reflexões podem ajudar a identificar áreas onde as couraças estão presentes.
O Impacto na Dança e na Vida:
As couraças podem afetar a tua dança, restringindo a sua expressão autêntica. E não é apenas na dança, mas também na vida quotidiana, elas podem influenciar os relacionamentos, a autoestima e o bem-estar geral.
Na dança em particular como também na tua vida: tens movimentos rígidos, a tua expressão de braços são contidas, ao mesmo tempo que queres pisar o palco não sentes prazer, mas desconforto ou seja, não queres estar ali, mas queres…
Ou até no dia a dia, o desconforto em falar em público, o manter o contacto ocular… tens dificuldades?
OU seja, a presença de couraças limitam todo o nosso potencial, tanto na dança como na tua vida.
Como Posso Ajudar?
Se desejas explorar e liberar das tuas couraças, estou aqui para te apoiar. A minha abordagem integrativa combina terapia e dança terapia para te ajudar a identificar e a transmutar esses bloqueios, permitindo que te conectes mais profundamente contigo mesma e com a tua dança.
É impressionante a combinação das duas: terapia e dança terapia.
Ao soltar as couraças, abres espaço para a transformação pessoal e para viver com mais autenticidade.
Conclusão:
Não te esqueças que o teu corpo é o somatório das tuas vivenciais emocionais.
Por este motivo é importante trabalhar de forma tridimensional: Emocional, Corporal, Mental.
Desvendar e libertar as tuas couraças torna-se um passo poderoso em direção a uma vida mais autêntica e plena.
Agenda a tua sessão para embarcares nessa jornada de autodescoberta e transformação, e descobre como a tua dança e a tua vida podem florescer, quando tu te libertas desses bloqueios emocionais.
Fala comigo - Link Aqui 👇
.

Comments