Em busca do propósito esquecido…
- Bárbara Başarı
- Feb 26, 2020
- 2 min read
E quando a/o bailarina/o se sente perdida/o?
Perdeu o norte, o sul...já nem sabe de nada, até daquilo que antes sabia...desiste, mas mesmo assim não está feliz!? Bora lá arrumar as ideias…. Pois a solução está no Propósito...esqueceu-se dele do seu BFF (Best Friend Forever)????!!!…. Eu ajudo a reencontrar-se ;)
Primeiro conselho, faça este exercício e resgate os primórdios da sua motivação: Porque é que procurou ter aulas de dança? Qual era a sua motivação? Qual era o seu propósito inicial? O propósito é a base, é a nossa intencionalidade e o restante são camadas, que vão dando corpo a uma ideia que nós construímos, com um único objetivo, o de ser bailarina. Mas anote a base, porque vou partilhar as diferentes camadas da minha pirâmide.
Nunca se esqueça disso, era e será sempre a sua motivação para continuar, a sua bússola quando não vir “terra à vista”… os objetivos mudam conforme os anos passam da dança, é normal, mas o propósito continua lá. Lembro-me, sobretudo, sempre dele antes de cada atuação, quando sinto dúvida, se o caminho é por aqui ou ali, quando estou a treinar e não correu tão bem, ou como eu gostaria, ou quando as ideias não fluem quando estou a coreografar…
Quem se esquece do seu propósito, muitas vezes trabalha, mas com a falta de um Je ne sais pas quoi, espelhado num olhar, na alma, num querer, num sorriso…. Aquela coisa de alguém que não tem medo de ser feliz…. E se foca no que verdadeiramente interessa e a/o motiva, ou seja, na «fusão conectiva» da sua alma/corpo/mente...
É assim de que devemos estar, na dança e na vida... muitas vezes, poderemos estar perdidas/os na dança, porque estamos também perdidas/os na vida... por esta razão, na dança e em todas as etapas de vida é necessário objetivos, desejos, paixões...
Eu danço porque me faz feliz…. E sempre que entro em palco, depois de tantos treinos e de alguns altos e baixos emocionais, eu digo: "Agora é pra ser feliz…" E enjoy the moment!!
Partilha aqui comigo qual é o seu propósito? Porque você dança?
Beijinhos Dançantes

Muito Obrigada Minha Querida pela tua partilha :D
"Quem corre por gosto não cansa" é uma frase interessante... mas essa nem sempre é a realidade. E isto é tão verdade na dança como em qualquer outra área da vida. Quem corre por gosto cansa, sim. É necessário viver os altos e baixos, as dúvidas, os desafios. É uma constante batalha entre a paixão, os sonhos, as ilusões, as inseguranças, o próprio ego...e provavelmente mais uma data de coisas. E torna-se um desafio constante lembrar e manter presente o que nos faz continuar em frente. Quem corre por gosto também cansa. Mas a felicidade que se consegue sentir ao viver por esse gosto acaba por ser maior do que o cansaço. Quanto ao meu propósito...no fundo, através da dança eu tambem…