Faça tudo o que fizer mas preste atenção à sua Intencionalidade
- Bárbara Başarı
- Sep 12, 2020
- 3 min read
Pensamento, Intencionalidade, Ação, Repercussão….
Agimos todos dias, vezes sem conta… sejam as ações simples do dia a dia, sejam as mais complexas…. Mas afinal, o que pode a intencionalidade ser tão importante?!
Neste texto vou partilhar com vocês a minha visão e reflexão.
Ao longo da nossa vida ouvimos muitas histórias, que aparentemente nos fazem “condenar/inocentar” alguém, neste corriqueiro “julgamento social”…. Porque ação vista a olho nu nos parece de todo fácil de ajuizar.
Mas, ao longo deste tempo, refletindo e lendo dei por mim, a não ser tão rápida no gatilho… Pois as situações vistas a “olho nu” podem nos levar a pensar diferente, quando as analisamos ao microscópio. Hoje, muitas das vezes acabo por dizer, “pois aparentemente parece assim ou assado, mas depende muito da intencionalidade de cada um”.
E o que eu quero dizer com isto? É importante definirmos a intencionalidade, quando fazemos terminada ação, pois desta forma estamos a dar sentido às coisas que fazemos…. Se pensarmos bem, todas as ações ( atenção: lícitas ;) ) ganham outra importância mediante intencionalidade que lhes damos. E acredito, que a consequência boa ou má, ou seja a repercussão, que advém dessa ação, mesmo aquelas designadas socialmente como “boas”, é determinada pela intencionalidade que colocamos. E atenção, essas intencionalidades não são aquelas que são ditas, mas aquelas que são sentidas no minuto, no segundo exato que estamos agir... aquele pensamento que vem sem darmos conta e sem controlarmos, ou seja o pensamento/intencionalidade vinda do nosso subconsciente, que dá expressão ao nosso Ego ou à nossa Essência.
Para tornar mais produtivo para nós, e como tudo na vida, é bom tornamos consciência das nossas verdadeiras intencionalidades quando agimos, pois elas vão determinar o “sucesso” (um dia falarei destas palavra) de algo.
Por exemplo, quando ajudamos alguém. A ação em si é de ser louvada. Mas reflitam comigo: para mim se a pessoa me disser que ajuda, porque a faz sentir bem consigo mesma, confesso que acho uma intencionalidade sincera e muito válida até mesmo do ponto de vista moral. Afinal sinceridade acima de tudo. Agora quando se ajuda na intencionalidade de se pensar que pode tirar dividendos, aí a intencionalidade de ajudar perde todo o sentido real, já que se esta à espera de algo em troca. Ou seja, a ação é a mesma, a intencionalidade é diferente e a repercussão na vida de cada um também o será.
Também podemos fazer o mesmo exercício sobre dar aulas, dançar, fazer shows, ensaiar, improvisar, etc. Pensem bem qual é a vossa intencionalidade por detrás de cada ação… e se forem vigilantes dos vossos pensamentos e não gostarem do vosso primeiro pensamento, parem e não façam a ação até mudarem o pensamento para aquele que deve vos conduzir as vossas ações e sintam e só depois mudando o ship realizem a ação...
Por exemplo, quantas de vocês já reclamaram num evento, por causa do tempo que não está favorável, o tempo de espera, do cansaço etc… hoje muitos dos shows habituais e outros que surgiam inesperadamente não se realizaram… Tenho a certeza que no último show em que reclamaram voltariam atrás e mudariam… ou seja, a intencionalidade da dança ficou em segundo plano, pois em primeiro plano tiveram a ação de reclamar associando aquele momento que hoje daríamos que o tempo voltasse para atrás.
Curiosamente este meu pensamento e reflexão, já fiz algum tempo. No meu último show agradeci por estar a dançar na noite de Passagem de Ano…. E onde tive o prazer até de conhecer novas profissionais… Mas no Verão passado quando o cansaço se fez notar a disponibilidade não era a mesma, reclamar do cansaço, do tempo de espera, ou da noiva que não foi tão recetiva etc passou na mente… mas rapidamente me lembrava da minha intencionalidade daquele show, dar alegria e mais não fosse quem ficava a alegre era eu...ahahaha… acreditem toda a nossa energia que emanamos muda e as pessoas captam isso…. A tal vibe ...
Por isso, deixo o conselho final: tenham consciência real das vossas intencionalidades e sejam sinceras com vocês mesmas… E não se esqueçam acompanhem/observem e depois avaliem...(os vossos pensamentos, os vossos desempenhos, os vossos passos etc)
A vossa energia é fruto das nossas intencionalidades a vida ganha outra cor, outro dinamismo…
Boas intencionalidades
beijinhos empoderados

Comments