NORMAL VS NATURAL: Sabes qual é a diferença? De que forma influência a tua vida?
- Bárbara Başarı
- Apr 3, 2022
- 3 min read
Esta semana perguntei-me: “o que vou escrever?!”. Então decidi escrever sobre o que é normal vs natural. Embora sejam dois conceitos diferentes, para algumas pessoas podem significar o mesmo. Mas, na verdade não são. Natural é o que nós aprendemos em sociedade, ou seja, é o que segue a norma aprendida, seja na escola, na família, na igreja... O saudável é o que impulsiona para a vida, que é o Natural, que faz parte de nós, naturalmente. Não é natural julgarmos, mas é normal. A comparação é normal, ou seja é corriqueiro fazermos, no entanto, não é natural porque não nascemos assim.
Porque é que é importante termos bem assentes estes conceitos?
Porque ao saber distinguir o que é natural do que é normal, sabemos diferenciar que o que é natural deve ser trabalhado e que, muitas das vezes, o que dizemos acerca de nós pode ser normal, mas não faz parte de nós necessariamente.
Um dos objetivos desta dinâmica terapêutica, Leitura Corporal e MicroExpressões é trazer memórias, fazer compreender e aceitar o que realmente somos, ou seja, a nossa essência. Para isso precisamos de distinguir a nossa essência que é natural, do que fomos aprendendo ao longo da nossa vida e que, por isso, passou a ser normal. Portanto, podemos estar assim HOJE, mas não somos assim, na realidade.
Um exemplo concreto: quantos jovens tiraram cursos por influência do pai, da mãe, ou outro familiar? Mas, depois de o concluir acaba por não se identificar com o curso e vai fazer outra coisa, agarra outra profissão.
Olhemos para um exemplo concreto de um jovem que estudou medicina e, antes de acabar a especialidade, optou por ir estudar para Paris, escolhendo outra área: a cozinha, surpreendendo tudo e todos. Ou seja, a cozinha fazia parte da sua essência da sua natureza, o normal aprendido e influenciado foi estudar medicina.
Por esta razão devemos ter a capacidade de descobrir a nossa essência ou, por vezes, dá-lhe ouvidos/atenção, pois os que estão à nossa volta não têm, necessariamente, de nos conhecer a esse ponto. Saber o que faz parte da nossa essência é tão importante, já que influencia a decisão da nossa profissão.
O que destrói esse caminho?
Não sofra sobre o que dizem que é, ou deve ser, pois isso poderá nem fazer parte da sua essência, e pode ser superável e transformado. A única coisa que precisa é decidir o que quer… depois, todo o resto acaba por acontecer!
Não devemos aceitar comparações desta ou daquela pessoa, porque sendo, cada um de nós, um ser único e incomparável, esta comparação é simplesmente absurda e nada natural.
Lá porque ouvimos estereótipos de quem dança, ou de quem faz isso ou aquilo, não quer dizer que nos pertençam tais ideias e comparações.
Lá porque quem é espontâneo, por vezes é apelidado de diferentes adjetivos, não quer dizer que nos pertençam.
Podemos ser diferentes coisas, mas não somos necessariamente aquilo que os outros apelidam por demonstramos a nossa essência de diferentes formas, seja no vestir, na forma como estamos, somos, dançamos…
É que as pessoas normais, ou seja que seguem a norma, fazem uma avaliação, os naturais vivem quem são.
Não há certo nem errado. Embora avaliações o que é Certo como (aquilo que aprendemos) e Errado (baseado nas emoções que trazemos, sendo uma dor projetada naquela situação que aprendemos que é errado). Óbvio, é errado quando colocamos em perigo a vida de alguém, aí não há qualquer dúvida… Não estou a falar desses casos, isso não é discutível. Estou a referir-me à nossa vida quotidiana e ao quanto os outros nos influenciam sobre as ideias que projetam sobre nós e óbvio: de que forma nos influenciam? Quanto nos influenciam? Quando nos influenciam?
Exercício: olha/ observa a natureza e observa a árvore: Ela está bem? Está saúdavel? E quando ela está saúdavel tem: uma copa robusta, folhas bonitas, ela tem vida...e o ser humano é a mesma coisa…. Temos uma copa, uma base de nós robusta, folhas bonitas é quando temos o tal “brilho no olhar”, temos também uma magnitude inexplicável, quando vivemos e temos vida dentro de nós. Tudo na natureza segue o fluxo da vida natural...
PARA A NATUREZA O QUE É CERTO É O QUE LEVA A VIDA ADIANTE
O que é errado é o que impede de seguir a vida adiante.
Por exemplo, todas as doença são uma chamada de atenção sobre o que precisamos de mudar no nosso comportamento, para mudarmos o sentimento e mudarmos o corpo físico.
Quais são os teus comportamentos que não te deixam levar a tua vida adiante?De seguires o curso natural da vida. Sabes quais são?
Espero por ti, para um processo terapêutico: identificar, mudar e transformar.
Beijinhos... espero por ti!!!


Comments