top of page
Search

O aqui e o agora: o único tempo que existe

O segredo de como fazer a diferença nas nossas vidas vivendo no presente. Dou 4 dicas para ajudar nessa viagem.


Que momento é este? Nossa, o que está acontecer?

Quando você leu estas duas frases provavelmente a sua mente viajou até às suas primeiras preocupações, ou àquilo que designa como problemas. Provavelmente, a ansiedade tomou conta de você ou a tristeza, a ira, ou o medo ou talvez tudo junto e misturado. E como é hábito do ser humano, quer ter agora aquilo que não pode ter ou estar com as pessoas que não está… reclamando do ano que até vos pode (ou podia) despertar, xingando, desafiando a realidade, com um toque de rebeldia adolescente… perante uma situação, onde não se sabe onde está o “inimigo”, pois não tem género, cor, religião, orientação sexual, cor clubística, nem grau de parentesco…

O ser humano vive num estado de insatisfação “quase” permanente, colocando a felicidade exterior a si, não pelas coisas que tem e onde está, mas como diz a música “Estou bem aonde eu não estou/ Porque eu só quero ir/ Aonde eu não vou” sábias palavras de António Variações, em 1983… aconselho a lerem atentamente esta letra… (Deixo no Final do Post)


Com este cenário pouco animador, diriam alguns, fica a pergunta: O que podemos fazer? O que está ao nosso alcance?


Nunca se esqueça, há sempre alguma coisa que podemos fazer. Para mim, começa-se por mudar de perspetiva e conseguir ver o “Copo Meio Cheio” e olhem que faz muita diferença, pois criamos a nossa realidade consciente da demais. Digo por experiência própria.

Não sei se você sabia, mas a mente trava e acomoda-se quando dizemos “Não posso”, “Não consigo”.


Existem para mim 4 dicas para que o gatilho seja desenvolvido em busca de soluções e encararmos cada situação como um desafio e não como um problema:

1) primeiro em mudar as palavras, pois bem sabemos que as palavras têm poder, comece por dizer e pensar “o meu desafio é encontrar uma solução para esta situação”, em vez de “este problema consome a minha paciência”, ou seja mude o foco, não fale do problema, busque a solução,


2) é fazermos a pergunta certa, que tenho feito frequentemente nos últimos tempos, com resultados fantásticos, que é: “Como faço isto?”. Provavelmente, pode não encontrar resposta nos próximos 5 segundos, mas acreditem que vem… é o que me tem acontecido, pois a mente começa a trabalhar para criar a solução,


3) é viver no agora… não sei se já pensou, mas o tempo foi algo inventado pelo ser humano para organizar as tarefas, que tem que desempenhar… na realidade o tempo não existe e os cientistas (da Universidade de Harvard e do Instituto Astellas de Medicina Regenerativa) garantem que o tempo só é fruto da nossa mente, sendo completamente subjetivo. Ora bem, sendo uma invenção da sua mente, imagine quando você diz “já não vou a tempo”, “esse tempo não é para mim, isso já passou”, “estou velha demais” isso são ilusões da mente… porque nada disso existe… ahahaha confusos e confusas… bem aqui fica só um lamiré.

O que passou, passou... pois o momento é agora, hoje, neste preciso momento… não se lamente por aquilo que fez ou que poderia ter feito / dito; e não desespere pelo futuro, que hoje não existe.


4) Descobrir o que ainda não fez…Como assim? Sigam o meu raciocínio. Você deve estar a perguntar: “O tempo é ilusão? Mas eu tenho um passado e ambiciono um futuro.” Pois bem, como diz Tolle “qualquer lição do passado torna-se relevante e é aplicada agora. Qualquer planeamento, assim como trabalhar para alcançar determinada meta são feitos agora”, por isso, já pensou nas possibilidades que pode criar agora? Já se perguntou o que pode fazer, mesmo se a maior parte do tempo está em casa agora?

Bem, já disse George Lucas “Todo mundo tem talento, é só uma questão de se mexer até descobrir qual é”. Já sabe qual é o seu? E só para ajudar nessa descoberta ou até confundir um pouco mais, Aristóteles dizia: “Onde as necessidades do mundo e os seus talentos se cruzam, aí está a sua vocação.” e Surama Jurdi completa “Posso dizer que quando descobrimos nossos talentos e alinhamos ao nosso propósito de vida, o que fazemos passa a ter um significado diferente, tudo passa a fazer sentido”.


Portanto qual é o seu talento? Qual é o seu propósito de vida? E a sua vocação? Veja esta situação presente/agora numa perspetiva de “Copo Meio Cheio”… pois o “tempo” para descobrir o seu talento é agora ou se já descobriu dar a conhecer agora a quem ainda não o sabe… pois com o seu talento/vocação/propósito pode ajudar alguém sem saber… o impacto que produzimos sobre os outros nunca sabemos… portanto partilhe o que tem de melhor, certamente, o outro precisará da sua visão, do seu talento...


Se olharmos o presente desta forma, vamos sentir esperança e vivemos no agora, pois a sua mente se perguntará ao acordar pela manhã: O que posso fazer hoje para contribuir para a minha vida, para o que eu quero alcançar? Ou para quem dança: que posso fazer hoje para contribuir para a minha bailarina? Ou se ensinar: que posso fazer hoje para “improve my skills” como professora?


É desta forma estamos a permitir viver o momento, em vez de estarmos a pensar num futuro, que ainda não veio, num passado, que já foi... o grande problema de muitos de nós é que estamos num lugar e estamos a pensar nas coisas que queremos fazer em um outro lugar,… e quando assim é não vivemos no agora, a desfrutar das coisas que se passam ao nosso redor agora, mesmo que sejam as coisas mais simples, como respirar profundamente, ouvir os sons dos pássaros, ver as borboletas e os pássaros nos jardins ou, simplesmente, a beleza de uma flor, ou uma árvore. Um novo conhecimento… ou estar consigo mesma, ou com uma nova pessoa ou o (re)encontro com gente que faz parte da nossa vida…(este caso em outros tempos) permita-se viver no aqui e no agora e a desfrutar do que tem neste preciso momento ao seu redor, pois acredite que tem muito mais do que imagina.


Temos por hábito deixar escapar as coisas mais “simples”, que damos como certas, de um valor incalculável que nos dá tranquilidade, pois temos tendência para vivermos emocionalmente na nossa mente coisas que ainda não aconteceram, e que inevitavelmente criam-nos ansiedade, medo… e por aí vai…. Concentre-se em todas possibilidades agora...


Aprecie e contemple as coisas ao seu redor, aqui e agora, viva o hoje e faça agora algo que vai ser decisivo para alcançar os seus objetivos agora, pois o tempo é uma ilusão e o que existe é só o AGORA…


Beijinhos empoderados, a viver no aqui e no agora!



Estou Além

Não consigo dominar Este estado de ansiedade A pressa de chegar Pra não chegar tarde Não sei de que é que eu fujo Será desta solidão Mas porque é que eu recuso Quem quer dar-me a mão Vou continuar a procurar A quem eu me quero dar Porque até aqui eu só Quero quem quem eu nunca vi Porque eu só quero quem Quem não conheci Porque eu só quero quem Quem eu nunca vi Porque eu só quero quem Quem não conheci Porque eu só quero quem Quem eu nunca vi Esta insatisfação Não consigo compreender Há sempre esta sensação Que estou a perder Tenho pressa de sair Quero sentir ao chegar Vontade de partir Pra outro lugar Vou continuar a procurar O meu mundo O meu lugar Porque até aqui eu só Estou bem aonde eu não estou Porque eu só quero ir Aonde eu não vou Porque eu só estou bem Aonde eu não estou Porque eu só quero ir Aonde eu não vou Porque eu só estou bem Aonde não estou Esta insatisfação Não consigo compreender Há sempre esta sensação Que estou a perder Tenho pressa de sair Quero sentir ao chegar Vontade de partir Pra outro lugar Vou continuar a procurar A minha forma O meu lugar Porque até aqui eu só Estou bem aonde eu não estou Porque eu só quero ir Aonde eu não vou Porque eu só estou bem Aonde eu não estou Porque eu só quero ir Aonde eu não vou Porque eu só estou bem Aonde eu não estou Estou bem Aonde eu não estou Porque eu só quero ir Aonde eu não vou Porque eu só estou bem Aonde não estou Porque eu só quero ir Aonde eu não vou Porque eu só estou bem Aonde não estou Porque eu só quero ir Aonde eu não vou Porque eu só estou bem Aonde não estou Porque eu só quero ir Aonde eu não vou Porque eu só estou bem Aonde não estou Porque eu só quero ir Aonde eu não vou Porque eu só estou bem

Fonte: Musixmatch

Compositores: António Variações

 
 
 

Comments


bottom of page