O Cabelo: toda a história… uma dura realidade ahahaha ou talvez não… ups (Vídeo 9 dicas práticas)
- Bárbara Başarı
- May 30, 2020
- 5 min read
Updated: Jun 14, 2020
Ora bem vamos começar pela cabeça… a moldura do rosto… aquele que demonstra todo o seu poder e esplendor, na hora de um bom bate cabelo…. Né meninas…
É que subir ao palco e enfrentar o público ou um painel de jurados/as tem muito que se lhe diga. Existem várias etapas que temos que viver até lá chegarmos. Hoje falarei de uma delas, que pode não ser a mais importante, mas talvez, por ser um dos assuntos que, desde do início, tive que dar a sua devida atenção, ainda dou. Por um lado, não são muitas bailarinas a nível nacional, que assumem os seus caracóis ao natural e por outro lado andava em busca do LOOK, que se identificasse com a minha bailarina.
Até porque um dos/as jurados/as, num dos concurso, disse-me que o meu cabelo não tinha a ver com a minha personalidade a dançar. Atenção ele estava esticadinho!!! Os meus caracóis estavam domados, mas era verdade, não era eu. E acrescentou que, na sua opinião, tinha que fazer uns caracóis. (imaginem a minha cara...eu, que toda a vida tive caracóis, andei a esticar o cabelo com todo o cuidado... para depois ouvir isto!!! ahahah). Mas ela tinha razão. Decidi nesse mesmo instante que tinha de arranjar uma outra opção, até porque o esticar o cabelo estava a alterar o desenho do meu cacho e não estava a ficar bonito, pois o cabelo em algumas partes ficou sem forma e quebrado. Por esta razão decidi utilizar extensões, pois não queria continuar a danificar a qualidade do meu fio de cabelo e a saúde do meu cabelo.
Bora lá começar a história do início!!!???
A minha convicção e lema foi e ainda é - Quero um cabelo saudável!!!
Sei bem o que era o cabelo fraco, de gel e lacas para domar os caracóis irreverentes (foi a minha sina nas danças de salão), mais produtos para esticar (na Dança Árabe)… bem uma verdadeira aventura capilar. Isso teve o seu custo. Cabelo fraco, quebradiço, mais seco etc… Mas não cruzei os braços...
Acreditem, foi uma “luta”. Primeiro, porque antes de ter o cabelo XPTO, quero um cabelo saudável. E, só depois penso no estético. Saudável perdura no tempo e podemos fazer o que quisermos. Estético podemos ficar reféns dos nossos queridos/as cabeleireiros/as e nem sempre sabemos como vai ficar especialmente nos cabelos aos caracóis. (Aí que medo!!!) Mas (re)criar um look pensando unicamente na imagem de palco pode sair caro ao nosso querido cabelo, que é a moldura do nosso rosto e, claro, ao nosso bolso.
Nesta minha saga fui para o Youtube ao encontro da formula mágica. Vi inúmeros vídeos de “coleguinhas brasucas”, que diziam “não chora não coleguinha, há solução”. [piada (ou tentativa) têm que conhecer a música]. Os Cabelos delas estavam lindos e maravilhosos e eu, na promessa e na convicção (era mais na fé), que seria a próxima. Fazia o passo a passo religiosamente, comprei produtos aqui em Portugal, outros encomendei do Brasil. Acreditem, fui empenhada! Fiz cronograma capilar durante mais de 2 anos, na fé amiga. Se alguma coisa mudou? Sim, mudou. Melhorou, porque comecei a fazer Low poo (Link´s na descrição do vídeo), parei de esticar, o cabelo começou a crescer especialmente nas partes que tinha quebrado (vejam no vídeo), mas era preciso mais.… eu precisava de alguém que me fizesse um diagnóstico capilar e também que me fizesse um cronograma adequado para o meu cabelo… foi então que o Universo ouviu as minhas preces :D ahahaha
Eduardo: “foi tudo o que pedi a Deus que colocassem no meu caminho”
Até que um dia, eu vi um vídeo do Eduardo (https://www.facebook.com/studiothoneduardo/) no Facebook onde ele falava abertamente e de forma indignada de “uma profissional da área” que tinha deixado o cabelo da menina pronto para ser cortado com a máquina zero. Acreditem o cabelo dela não tinha cor, era comprido na linha do sutiã… só que os fios pareciam um elástico. Fiquei rendida à sua frontalidade, consciência e profissionalismo.
Como já lhe disse ao Eduardo “Ele foi tudo o que pedi a Deus que colocassem no meu caminho”, como costumam dizer o "povo irmão".
Quando cheguei ao Eduardo estava em estado de desespero. Antes de fazer o que quer que seja ele fez-me um diagnóstico capilar, e não entra em “histerismos” (desculpem a palavra) que alguns/algumas cabeleireiros/as, que estão com um apetite para nos mudar o visual e sairmos com nova cor, novo corte ... Mas, pergunto eu: a que custo?
Mas como é o dia seguinte? Pois, é com essa realidade temos que lidar e pensar. Ou temos uma plafond generoso para podermos ir ao/à cabeleiro/a com regularidade, ou rapidamente nos arrependemos.
Perguntei-lhe se podia relaxar os caracóis ou mudar a cor… bem nas suas mãos estava confiante… acreditem, eu não sou assim!! Com a sinceridade que lhe assiste disse-me que o meu cabelo não tinha condição para fazer nada disso, pois estava muito fraca e "não ia aguentar nada" e aconselhou-me a fazer um cronograma capilar, que ele iria passar com apenas 1 produto (nesta primeira fase). No dia fiz um tratamento de Nutrição de mais de 2 horas.
Hoje, volvidos este tempo, é nítido como está mais macio. A qualidade do fio é notória. Infelizmente, o Studio do Thon Eduardo é em Lisboa, por isso só quando vou à capital tenho a oportunidade de fazer mais um tratamento. Até este momento é o que tenho feito, pois como uso extensões para dançar, ele com todo o cuidado pensando na minha vida dançante não me pôs a tesoura em cima. Mas será para a próxima certamente.
Agora só falta encontrar o look, mas estou no caminho tanto para a dança e também para o dia a dia… Mas é preciso tempo e até lá resta esperar que cresça sempre com os cuidados necessários...
Fica a minha sugestão e vejam como ele pode ajudar com os vossos cabelos.
E vocês tiveram alguma experiência idêntica ?!
Beijinhos de cabelos esvoaçantes e dançantes e claro sempre empoderados
P.S.: Deixo um video com 9 dicas práticas e em baixo adicionei mais 2 :D Ou seja, 11 fantásticas dicas.
Dica 1: Low poo e/ou No poo forma mais saudável de tratar dos cabelos;
São técnicas menos agressivas para o couro cabeludo e para o fio do cabelo, sobretudo para quem tem o cabelo com caracóis, ondulados, cacheados. Por exemplo, não tem sulfatos fortes para não ressecar o cabelo tanto como os produtos normais.
Link para mais info:
Dica 2: O uso de um cronograma capilar serve para tratar os cabelos, ao invés do uso de produtos não adequados para os vossos cabelos, que tem a finalidade de os lavar/higienizar;
Dica 3: Lavar com muita suavidade com o shampoo só o couro cabeludo;
Dica 4: Não esfregar os fios ou o couro cabeludo (sempre com suavidade e muito carinho);
Dica 5: (Low Poo) Use em seguida a máscara e só depois condicionador/amaciador;
Dica 6: Técnica para definir o cabelo aos caracóis (Passo a passo no vídeo);
Dica 7: Finalizar com um óleo, especialmente nas pontas;
Dica 8 : Usar como toalha um tecido de algodão. As toalhas normais criam atrito aos fios de cabelo (no vídeo podem ver como faço); (PRECIOSA DICA)
Dica 9 : Dica para economizar no número de produtos: Misturar uma pequena noz de produto (a vossa máscara) com água num pulverizador de cabeleireiro e tem um produto para o Day After;
DICAS EXTRAS:
Dica 10: Faço um coque no cabelo para dormir;
Dica 11: Fronha de travesseiro em cetim para dormir. (PRECIOSA DICA)
Boaaaa Obrigada eu pelo feedback :D depois partilha os resultados beijinhos
Denoto o meu cabelo mais seco... vou experimentar as dicas!!!
Obrigada pela partilha!!!!
Beijinhos