top of page
Search

Visão holística: a União da Dança com a Leitura Corporal e Microexpressões

A nossa evolução na dança está versamente porpocional à nossa evolução e experiências como ser humano. Não há como dissociar a pessoa da bailarina. Mesmo, quando dizemos que em palco nos transformamos. Ok, mas continua a ser uma parte de nós que não expomos no nosso dia a dia, até porque seria muito giro no trabalho dançarmos em cima das secretárias ou algo do gênero. Estranho, mas certamente divertido. Até tenho a certeza que imaginaste esta cena e que te arranquei um sorriso… mas também tenho a certeza que serias capaz de o fazeres a única coisa que te prende era a reação e os juízos de valor dos demais. Como sabemos andam de mãos dadas, em perfeita sintonia, mas em desarmonia com o nosso ser.


A nossa dança é um maravilhoso espelho de nós e uma forma de autoconhecimento. Tanto é assim que facilmente podemos ver refletido no palco a personalidade de cada um/a de nós:


Tiques, gestos de nervosismo em palco, a nossa comunição, capacidade de conexão com o público, os nossos medos em nos expormos, o sermos fluidos e naturais ou não, se dominamos o palco ou se somos dominadas/os pelo palco, controlo ou não das nossas emoções, execução técnica, desenvolvimento da capacidade de realizar coreografias, a nossa energia, a nossa respiração, a opção de fazer coregrafias ou improvisar, haver uma maior facilidade por movimentos redondos ou secos, preferência por dançar de “pé no chão” ou meia ponta, tudo esta interligado com o nosso CORPO, MENTE E ESSÊNCIA (há quem chame espirito) eu prefeiro essência. Aquela parte que somos NÓS, e que não é influenciado nem por nada nem por ninguém, nem pela nossa educação, que nos tende a moldar. (ATENÇÃO: sempre com as melhores das intenções. Sempre na esperança, que não se sofra o que eles/as sofreram.)


Um exemplo prático: quantas/os de vocês queria muito ser bailana/o? Não foi porque os pais disseram que artes não dá dinheiro, porque este ou aquele estilo de dança não é visto com bons olhos… etc etc...bem isto tudo são avaliações sociais, que acabam por moldar a forma como vemos o exterior, porque há uma necessidade de colocar as pessoas, tal como as coisas cada uma na sua gaveta, neste caso “gaveta social”. Mas a nossa essência, não sabe e não compreende o que isso é. Ela grita por querer expressar o que ela é…. de forma única e singular…


De que forma a Leitura Corporal e das Microexpressões é uma terapia holística?

Leitura Corporal e das Microexpressões procura dar um sentido maior de cada um de nós, o pulsar no aqui e no agora da realidade que se apresenta. É sem julgamentos, nem comparações…pois e volto a dizer somos seres únicos. Não há ninguém igual a nós. E sugiro a lerem ou relerem o texto sobre a comparação aqui no blog: “Comparação: a morte do artista” ou se preferires vê o vídeo.

Na primeira sessão diagnóstico compreende-se os fenômenos na sua totalidade, integral e global. Tudo tem um porquê de acontecer, desta forma, parte-se para uma sessão para se compreender o todo, das partes e tudo por inteiro.


Jan Christiaan Smuts, em 1926 apresentou ao mundo o conceito de holismo descrevendo:


"tendência da natureza de usar a evolução criativa para formar um "todo" que é maior do que a soma das suas partes".


Uma das partes é a dança, mas há um TODO que inclui mente, corpo e essência (espirito), já que cada pessoa possui um sistema composto por elementos destes três niveis: emocional, fisico e espiritual.


A sessão foca em um tema e como a Leitura Corporal e Microexpressões é uma terapia holística faz-se uma leitura tridimensional analisando-se o que levou até esta situação, as suas consequências, ou seja uma visão ampla e não fragmentada.


Beijinhos dançantes cheiooo de liberdade emocional






 
 
 

Comments


bottom of page